Um hábito muito comum aos brasileiros – o de jogar óleo de cozinha pelo ralo da pia – tem um custo ambiental caro para todo o planeta: cada litro de óleo polui cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade consumida por uma pessoa em 14 anos de vida.
Se você não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado, a dica é doá-lo para o reaproveitamento. E as lojas da Politintas estão prontas para te ajudar a fazer essa boa ação. A partir de agora, todas as lojas da rede fazem recolhimento de óleo de cozinha usado.
O destino de todo esse material é uma empresa que vai transformá-lo em biodiesel, um combustível que polui menos o meio ambiente. “Sempre tivemos muita preocupação com a conservação do meio ambiente. Tanto que formos a primeira empresa de tinta do Estado a dar o destinamento correto aos nossos resíduos. O recolhimento do óleo de cozinha usado é uma forma que encontramos de atuar junto à sociedade para conservarmos o meio ambiente”, diz o diretor comercial da Politintas, Vinicius Ventorim.
Dicas importantes
Antes de ser levado para os postos de coleta, o óleo de cozinha deve ser guardado pelos consumidores em garrafas pet ou de vidro. Em seguida, o material estará pronto para ser entregue em uma das filiais da Politintas. “Na loja, o óleo é derramado em um recipiente apropriado para o transporte e a garrafa ou vidro é devolvido, evitando assim a geração de mais resíduos, já que a pessoa pode reaproveitar a embalagem para trazer mais óleo”, explica Ventorim.
A destinação incorreta do óleo de cozinha – além de contaminar os mananciais – prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água, pois o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos causa entupimentos e até rompimentos nas redes de coleta. Para desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos de alto poder tóxico.
Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Confira os endereços dos postos de coleta:
– Vitória: Av. Leitão da Silva, 931 – Santa Lúcia
– Cariacica: Rod. BR 262, Km 4 – Campo Grande
– Vila Velha: Av. Carlos Lindenberg, 2340 – Lojas 12 e 13 / : R. Luciano das Neves, 1152 – Centro
– Serra: R. São José, 304 – Jardim Limoeiro
– Guarapari: Av. Gov Jones dos Santos Neves, 2964, loja 1 – Muquiçaba