O que é
A Investigação Apreciativa ou Appreciative Inquiry é uma abordagem construcionista, baseada na POSITIVIDADE, para a mudança e o desenvolvimento das pessoas e organizações de qualquer segmento .
É um processo de mudança e crescimento da empresa baseado naquilo que tem de melhor, um caminho para levar a organização e pessoas ao melhor que ela pode ser.
A Investigação Apreciativa na gestão de mudanças não parte da relação dos problemas, mas da ótica do que queremos que seja o melhor, no que dá vida a um sistema quando ele está em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e humanos.
Não é focando, por exemplo, porque o turnover está alto, mas como fazer com que o turnover seja o mínimo ou não tê-lo.
Não busca as razões do que não deu certo, por que a intenção é, na maioria das vezes, achar os culpados pelos erros, que pressupõe correções com penalizações. Esse comportamento gera baixa autoestima, retração e medo, o oposto do que se pretende criar na organização.
O espírito da Investigação Apreciativa é sonhar e realizar com o que há de melhor, com o que poderia ser. Isso enaltece à criatividade e inovação.
É uma abordagem para a mudança, com a busca pelo melhor das pessoas, das organizações e do mundo ao seu entorno.
A Investigação Apreciativa catalisa as novas formas de pensar sobre metas, estratégias e resultados. Reúne as reflexões do grupo, criando uma visão compartilhada com poder de mobilização social através da comunicação dos indivíduos, do diálogo e do relacionamento entre as pessoas.