O que é

O Coaching Executivo, entendido como “uma parceria entre um Coach executivo e um gestor que se propõe elevar sua performance profissional, a da sua equipe e da organização para a qual trabalha” .

Terá seu foco nas aprendizagens e amadurecimentos necessários para se atingir determinados objetivos, ligados à vida profissional do cliente.

Cria uma relação de confiança e igualdade, em que horizontes de análise da situação são ampliados, e mudanças de comportamento são consideradas. A relação se propõe no mesmo nível, concentrada em provocar as mudanças necessárias no presente e futuro para que os objetivos do cliente sejam atingidos.

O Coaching Executivo pode ajudar ao cliente a gerir, administrar ou dirigir sua companhia ou a área de negócio sob sua responsabilidade de uma maneira mais responsável, sustentável, ética, solidária, humanista e, consequentemente, mais rentável, produtiva e competitiva.

Diferente da Psicoterapia, no Coaching Executivo há um contrato focado no contexto profissional, determinando o que se busca com o processo. Tornar claros esses alvos e manter o foco nos mesmos faz parte de um processo de coaching adequado e bem conduzido.

Objetivos

Entre os objetivos que se costumam fixar habitualmente podemos citar aqueles destinados a alcançar uma melhora na gestão e administração, tais como:

  • Aumentar a produtividade e a rentabilidade;
  • Melhorar a qualidade do trabalho realizado, a eficiência, a capacidade organizativa;
  • Melhorar a gestão e planejamento do tempo;
  • Aumentar a competitividade;
  • Conseguir uma maior otimização e redução de custos;
  • Alcançar melhores resultados quanto à captação e retenção do talento
  • Obter maiores benefícios econômicos;
  • Etc.

Metodologia

Através da aplicação de ferramentas de Coaching Integrado, Meta-Coaching, Coaching Sistêmico e Coaching Integral o Coach conduz o executivo no desenvolvimento das habilidades utilizando um processo estruturado e sistematizado.

A duração do processo depende da agenda do programa, porém haverá uma data estimada de finalização, em média, após 3 meses após a data de início.

Os encontros são semanais ou a cada quinze dias, com reuniões de até 75 minutos.

O processo começa pela avaliação dos pontos fortes do cliente e do compromisso voluntário de melhoria.

Depois se auxilia na melhora das capacidades menos desenvolvidas e a utilização de qualidades que o cliente possui e ainda não são aplicadas no dia a dia.

Onde o Coach atua

O Coach atua em objetivos que visam aperfeiçoar determinadas habilidades diretivas, como:

  • Trabalho em equipe;
  • Liderança;
  • Atendimento ao cliente;
  • Comunicação;
  • Técnicas de negociação;
  • Habilidades comerciais;
  • Delegação de tarefas;
  • Direção de reuniões;
  • Falar em público;
  • Controle do estresse;
  • Flexibilidade;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão da mudanças e adversidades
  • Tomada de decisões;
  • Aumento da criatividade e inovação;
  • Etc.

Benefícios

Executivos que se desenvolveram através do processo de coaching classificaram o retorno sobre o investimento em 6 vezes o valor investido.

O Coaching Executivo adota uma abordagem sistêmica, focaliza o cliente como parte do seu contexto de trabalho, considerando os aspectos que facilitam e/ou restringem o equacionamento da questão a ser desenvolvida com o processo.

O gestor que passa pelo processo se beneficia através do desenvolvimento e otimização das competências necessárias à condução da organização de forma mais rápida.

Com o auxílio do Coach “olhando de fora” do sistema é possível identificar gaps (lacunas) a serem preenchidos e obter feedback em tempo real quanto à performance ou a bloqueios que impeçam o cliente de produzir resultados com alto desempenho.

Levantamentos existentes indicam que os benefícios mais comuns do processo de Coaching Executivo são:

  • Maior capacidade em lidar com mudanças;
  • Melhor habilidade em resolução de conflitos;
  • Auto-controle sobre o estresse;
  • Aumento nas habilidades de liderança;
  • Maior produtividade e aumento nos lucros;
  • Mais qualidade de vida no contexto organizacional;
  • Maior domínio em trabalhar em equipes;