O que é

A Investigação Apreciativa ou Appreciative Inquiry é uma abordagem construcionista, baseada na POSITIVIDADE, para a mudança e o desenvolvimento das pessoas e organizações de qualquer segmento .

É um processo de mudança e crescimento da empresa baseado naquilo que tem de melhor, um caminho para levar a organização e pessoas ao melhor que ela pode ser.

A Investigação Apreciativa na gestão de mudanças não parte da relação dos problemas, mas da ótica do que queremos que seja o melhor, no que dá vida a um sistema quando ele está em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e humanos.

Não é focando, por exemplo, porque o turnover está alto, mas como fazer com que o turnover seja o mínimo ou não tê-lo.

Não busca as razões do que não deu certo, por que a intenção é, na maioria das vezes, achar os culpados pelos erros, que pressupõe correções com penalizações. Esse comportamento gera baixa autoestima, retração e medo, o oposto do que se pretende criar na organização.

O espírito da Investigação Apreciativa é sonhar e realizar com o que há de melhor, com o que poderia ser. Isso enaltece à criatividade e inovação.

É uma abordagem para a mudança, com a busca pelo melhor das pessoas, das organizações e do mundo ao seu entorno.

A Investigação Apreciativa catalisa as novas formas de pensar sobre metas, estratégias e resultados. Reúne as reflexões do grupo, criando uma visão compartilhada com poder de mobilização social através da comunicação dos indivíduos, do diálogo e do relacionamento entre as pessoas.

Empresas que usaram a Investigação Apreciativa com sucesso:

Nos EUA:

NASA,Shell, British Airways, PriceWaterhouseCoopers, BP América, GTE, Omni Hotels, Myrada, Syntegra, DTE Energy Services, Star Island Corporation, Hunter Douglas Window Fashions Division e McDonald’s

ONGs norte-americanas como Nature Conservancy, Imagine Chicago, Imagine Dallas, American Hospital Association, Group Health Cooperative e The Mountain Forum também experimentaram excelentes resultados.

Organizações internacionais como a Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris e a United Religions International também utilizam as entrevistas apreciativas. Esta última desde sua criação, em 1998.

Na América Latina:

Governo do México, Avon México, Techint na Argentina.

No Brasil:

Nutrimental, Votorantim Metais, Alstom Brasil, SHN, Autopeças ROLES, Farma & Cia, Birello Calçados, CIMCORP, Fundação CESP, Suzano e Bahia Sul Celulose, Institutos Ethos e Elos.
O princípio básico da Investigação Apreciativa ou Appreciative Inquiry é tornar a organização melhor, com base no que ela já tem de bom.
A Investigação Apreciativa atua em todos os setores da empresa e é desenvolvida e acompanhada por um grupo de colaboradores de todos os níveis operacionais.

Essa metodologia foi criada nos Estados Unidos pelo Dr. David Cooperrider e baseia-se em cinco princípios: o construcionista, o da simultaneidade, o poético, o da antecipação e o positivo.

O grande diferencial do método é que ele não se concentra na discussão dos problemas da organização, mas sim no reconhecimento e maximização de suas forças. Dessa forma, promove o desenvolvimento da empresa no presente e cria soluções para seu futuro.

Princípios

A Investigação Apreciativa é suportada por alguns princípios que justificam a efetividade do método:

Construcionista

As organizações são percebidas como construções humanas. Construímos nossas realidades baseados na nossa experiência prévia e, portanto, nosso conhecimento e o destino da organização estão interligados.

Simultaneidade

A pergunta e a mudança acontecem simultaneamente. Quando se faz uma pergunta a alguém, a pessoa que recebe a pergunta sofre uma alteração de comportamento. A pergunta apreciativa favorece a auto-estima de outra pessoa. As perguntas que fazemos são parte do processo de mudança.

Político

Assim como uma obra de arte pode ter inúmeras interpretações, as organizações humanas podem ser vistas como livros abertos em que as pessoas são co-autoras. Passado, presente e futuro podem ter inúmeras interpretações, e podemos encontrar o que desejamos nas organizações.

Antecipação

As pessoas caminham para onde se questionam (sonhos), assim como as organizações. O mais importante recurso que se tem para construir a mudança organizacional é a imaginação coletiva e o discurso a respeito do futuro. Um dos teoremas básicos da visão antecipada da vida organizacional é que essa imagem de futuro é que de fato guia o comportamento de cada organismo ou organização.

Positivo

A abordagem positiva tem o poder de agregar, de realimentar. Quanto mais positivas são as questões a serem feitas, mais efetivo é o esforço de mudança.

Metodologia

O Ciclo dos Quatro D’s

Uma das características do Appreciative Inquiry é um ciclo de atividades que pode ter uma velocidade variável. Pode ser tão rápido e informal como uma conversa com um amigo, ou tão formal como um processo envolvendo toda uma organização. A maior parte dos esforços de mudança em organizações tem seguido um fluxo chamado de Ciclo dos 4-Ds.

No coração do Appreciative Inquiry está a entrevista apreciativa. As entrevistas apreciativas tem a finalidade de descobrir o que dá vida a uma organização, departamento ou comunidade, quando estão nos seus melhores momentos.

As entrevistas descobrem os pontos altos, pessoais e organizacionais. Aquilo que as pessoas mais valorizam e o que elas desejam e esperam para aumentar a vitalidade social, econômica e ambiental da organização.

No centro do Ciclo Apreciativo está a Escolha do Tópico Afirmativo. A escolha do tópico afirmativo é a parte mais importante de uma realização apreciativa. Se a inquirição e a mudança são momentos simultâneos, como diz o Princípio da Simultaneidade, a primeira pergunta que é feita, já interfere no que se vai descobrir.

O Ciclo é formado por quatro etapas:

Primeiro D – Descoberta (Discovery)

É a fase em que a organização aprecia o que tem de melhor. Nesta fase, as pessoas compartilham histórias de sucesso, percebendo a história organizacional como uma possibilidade positiva.

Segundo e Terceiro D’s – Sonho (Dream) e Planejamento (Design)InvestigacaoApreciativa

A fase do sonho envolve desafiar o status quo, criando visão dos resultados que o mundo está querendo. A fase de planejamento é a criação da arquitetura social e tecnológica da organização. Tanto a fase de sonho quanto a de planejamento envolvem a construção coletiva de imagens positivas de futuro.

Quarto D – Destino (Destiny)

A fase de destino é aquela em que as imagens positivas de futuro são sustentadas. É um tempo de aprendizado contínuo, ajustamento e improvisação – tudo a serviço dos ideais compartilhados. É o momento de construir o “olhar apreciativo” na organização em todos os seus sistemas, procedimentos e métodos de trabalho.

O criador do método

O Dr. David Cooperrider, criador da Appreciative Inquiry, professor de Comportamento Organizacional e diretor do Centro Universitário dos negócios como Agentes de Benefício do Mundo, na Universidade Case Western, de Cleveland, Ohio (Estados Unidos), trabalha também como pesquisador e consultor para organizações presentes em mais de 100 países.

Foi professor na Universidade Stanford (Estados Unidos) e na Universidade Katholieke (Bélgica). Publicou vários livros como: Appreciative Leadership and Management (Liderança e Gerência Apreciativa) e The Organizational Dimension of Global Change: No Limits to Cooperation (A Dimensão Organizacional da Mudança Global: Cooperação sem Limites).

Onde o Coach atua

O Coach atua como facilitador da implantação da metodologia dentro da empresa.Slider2

Através de encontros com os colaboradores mais influentes da empresa, lidera o processo que será conduzido pela própria empresa com o uso de grupos de trabalho que irão desdobrar a Investigação Apreciativa para todos os níveis da equipe, departamento, empresa, filiais, etc.

Além disso o Coach oferece suporte como Follow-up da metologia e, se necessário, indica pontos de melhoria ou necessidade de capacitação técnica.